Muitos eleitores tem dúvida de como muitos candidatos conseguem se eleger ou reeleger tendo menos votos que outros candidatos.Veja como isso é feito.
Muitos candidatos a deputado federal foram eleitos com a ajuda dos famosos "puxadores" de votos, como o humorista Tiririca (PR-SP), o ex-governador Anthony Garotinho (PR-RJ) e a deputada federal Manuela D´Avila (PC do B).
Isso porque a definição dos deputados eleitos leva em consideração um fator chamado quociente eleitoral, que é a soma de todos os votos válidos para o cargo no estado, dividido pelo número de cadeiras para o estado.
Definido o quociente eleitoral, todos os votos dados aos candidatos do partido e à legenda (no caso de coligação são considerados todos os partidos) são somados e divididos pelo quociente eleitoral.
Define-se aí o número de vagas que cada partido ou coligação terá. De cada partido ou coligação, entram os mais votados, de acordo com o número de vagas que coube à legenda
ou coligação.
Por exemplo:
- A soma dos votos válidos para deputado federal em um estado é 7 milhões
- O estado tem direito a 70 cadeiras na Câmara dos Deputados
- Portanto, o quociente eleitoral é de 100 mil votos (7 milhões dividido por 70)
- Um determinado partido obteve 2 milhões de votos (somados os votos dados aos candidatos e os votos dados à legenda).
- Com isso, o número de vagas a que o partido terá direito na Câmara é de 20 (2 milhões dividido por 100 mil). Ocuparão essas vagas os 20 candidatos do partido que tiveram as maiores votações.
- Na hipótese de o primeiro colocado desse partido ter recebido 1,5 milhão de votos e o 20º ter recebido 500 votos, por exemplo, este será beneficiado pela votação do primeiro e será eleito, ainda que candidatos de outros partidos com mais votos que ele não tenham sido eleitos.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção:
Para que o seu comentário seja publicado, é obrigatório colocar o seu nome e local de ontem mora(Cidade/Estado/Pais). Postagens anônimas não serão publicadas. Agradecemos a sua participação