Venceslau Pimentel
O ex-prefeito e candidato a governador Iris Rezende (PMDB) lidera a preferência do eleitorado goianiense, segundo pesquisa Grupo/Rádio 730 divulgada ontem. O peemedebista tem 40,9% das intenções de voto na pesquisa estimulada, contra 32,2% de Marconi Perillo (PSDB), e 16,1% de Vanderlan Cardoso (PR).
A candidata do PCB, Marta Jane, alcançou 1,3% das intenções de voto e Washington Fraga (PSOL) tem 0,2%. Responderam que pretendem anular o voto 3,2% dos eleitores; os indecisos somam 6,1%. A margem de erro da pesquisa é de 3,9 pontos para mais ou para menos.
No levantamento espontâneo, Iris também lidera com 31,9%, Marconi tem 28,2% e Vanderlan, 12,8%. Marta Jane aparece com 0,7% e Washington Fraga não foi citado. Os indecisos, nulos e brancos somam expressivos 26,4%.
Considerando os votos válidos, Iris teria hoje 45,1% dos votos dos goianienses, Marconi alcançaria 35,5% e Vanderlan 17,8%.
Na variável por sexo, Iris e Marconi têm a maioria de seus votos entre os homens, enquanto Vanderlan e Marta possuem a maior parte de seus eleitores no público feminino. No quesito idade, quanto mais jovem é o eleitor, mais votos têm Iris Rezende. Já quanto mais velho o eleitor, mais votos têm Marconi e Vanderlan.
Iris lidera em sete das oito regiões da Capital, com destaque para a Noroeste, onde registrou 51%, contra 29,6% de Marconi. Já o tucano esta à frente na região Sudeste de Goiânia, com 32%, contra 24% de Vanderlan e 20% de Iris.
Vanderlan tem melhor desempenho no lado Leste de Goiânia, com 26,7% das intenções de voto, 1,1 ponto porcentual a mais que Marconi Perillo e 10 pontos a menos que Iris Rezende.
O maior número de indecisos está no Sudeste de Goiânia, com 12%, e também o maior número de eleitores dispostos a anular o voto (8%). No quesito grau de instrução, 32,2% dos eleitores com curso superior responderam que votariam no governadoriável do PMDB; Vanderlan e Marconi aparecem com 27% cada. Entre os eleitores que possuem até primeiro grau, Iris tem 19,3 pontos de diferença para Marconi. Vanderlan tem 9,4% das intenções de voto.
Na divisão por renda mensal do entrevistado, Iris é mais forte entre as classes mais baixas, enquanto o candidato tucano tem a preferência do eleitor das classes média e alta.
Entre os que ganham até três salários mínimos, Iris tem 42,6%, contra 32,7% de Marconi e 11,2% de Vanderlan. Já entre aqueles que recebem mais de dez mínimos, Marconi tem 36,8%, contra 35,1% de Iris e 22,8% de Vanderlan.
Fonte: O Hoje
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção:
Para que o seu comentário seja publicado, é obrigatório colocar o seu nome e local de ontem mora(Cidade/Estado/Pais). Postagens anônimas não serão publicadas. Agradecemos a sua participação