Os Bastidores das Eleições em Cabeceiras(GO)

Pesquisar no Site

Candidatos vão para o tudo ou nada

Marconi e Iris regionalizam ações e Vanderlan quer ganhar mais visibilidade, principalmente no interior

Os três principais candidatos ao governo de Goiás entram hoje na reta final da campanha para o Palácio das Esmeraldas diferenciadas para tentar vencer as eleições ou ao menos estendê-las para o segundo turno. No QG do senador Marconi Perillo (PSDB), apesar da margem aperta, a ordem é desenvolver ações que garantam a máxima perspectiva de vitória já no 1º turno, no dia 3. As ações do tucano se concentrarão no Entorno de Brasília e em Goiânia. A capital também é foco das ações do candidato do PMDB, Iris Rezende, que pretende priorizar ainda as ações de campanha nos principais municípios do interior. A meta de Iris é administrar o resultado em Goiânia e crescer no interior para levar a disputa para o 2º turno. Já o candidato do PR, Vanderlan Cardoso, quer dar mais visibilidade às suas ações de campanha na reta final, especialmente no interior. Assim como no caso de Iris, a meta dele é chegar ao 2º turno para então tentar vencer as eleições.

Tucano prepara ações de olho em vitória no 1º turno
Na tentativa de liquidar a eleição no primeiro turno, a coordenação da campanha de Marconi Perillo (PSDB) quer reforçar a presença do candidato, na reta final das eleições, principalmente no Entorno de Brasília, onde o tucano aparece bem posicionado nas intenções de votos e há o maior número de indecisos. Segundo o deputado Daniel Goulart, presidente do PSDB de Goiás e coordenador de eventos da campanha, Marconi terá de conciliar esse "reforço" com agenda em Goiânia.

A estratégia segue o que vem apontando as pesquisas de intenção de votos. De acordo com a Pesquisa Serpes/O POPULAR realizada de 14 a 17 deste mês, Marconi tem 24,9 pontos a frente do candidato do PMDB, Iris Rezende, no Entorno. Goiânia é o lugar onde Marconi apresenta menor intenção de votos - 32,7% contra 45,5% de Iris e 14,1% de Vanderlan Cardoso (PR).

A pesquisa apontou ainda que 9,9% dos eleitores do Entorno não sabem em quem vão votar. Esse número é de 3,6% na Capital, 4,8% no Centro (Anápolis e microrregiões de Goiânia), 5,9% no Norte, 3,6% no Sudoeste e 2,5% no Noroeste do Estado.

"Avançar sobre os indecisos será uma das nossas estratégias. O eleitor que ainda não decidiu seu voto é porque não tem informação suficiente. Vamos levar as nossas propostas", diz Antônio Faleiros, um dos coordenadores da campanha do PSDB.

Na semana passada, as estratégias para esta reta final da campanha foi revista por alguns núcleos tucanos. O conselho político se reuniu com a equipe de marketing para discutir a linha do programa de TV, que já na sexta-feira teve uma pausa no "perfil propositivo" para Marconi responder críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que vinham sendo veiculadas sistematicamente pelo programa do PMDB.

A agenda de Marconi também foi revista, vários compromissos foram retirados do governadoriável e repassados para outros candidatos da aliança. A exemplo de reuniões com lideranças de Aparecida de Goiânia, que passaram para a agenda do candidato a senador Demóstenes Torres (DEM).

"Vamos participar de todas as entrevistas e debates, com exceção dos realizados pela Rádio 730 AM, focar onde Marconi está muito bem, que é no Entorno, em Anápolis e em outras cidades, e fazer ações estratégicas em Goiânia, com eventos maiores que possam gerar grandes fatos na campanha", afirma Daniel Goulart.

Sobre a linha que será adotada nos debates, Goulart diz que Marconi não vai para o embate, mas responderá eventuais ataques dos adversários. O discurso é o mesmo divulgado antes do Face a Face Especial realizado pelo POPULAR, neste mês, com Marconi, Iris e Vanderlan, onde o tucano partiu para o ataque contra o republicano. "O debate tinha um público restrito, só na internet", justifica Goulart.

Ataques contra rivais preocupam tucanos
Apesar de os coordenadores negarem uma tensão nos bastidores da campanha, ataques desferidos pelo candidato Marconi Perillo (PSDB) em entrevistas na semana passada e até nos comerciais gratuitos de TV apontam para uma preocupação com os adversários maior do que é admitido no ninho tucano. Na Rádio CBN Goiânia, Marconi mirou as críticas no candidato do PMDB, em evento no comitê ecológico sugeriu que a gestão de Alcides Rodrigues (PP) é escondida pelo adversário Vanderlan Cardoso (PR), além de pílulas que a campanha exibiu associando o republicano a um suposto fracasso do governo pepista.

O personagem Nerso da Capitinga, cuja participação na campanha tucana de 1998 foi uma das estratégias responsáveis pela vitória de Marconi em cima de Iris, voltou à campanha do PSDB na semana passada no programa de rádio. Segundo o deputado estadual Daniel Goulart, presidente do PSDB de Goiás, a participação no rádio está sendo testada em pesquisas para decidir se o personagem também entrará na TV.

Coordenador da campanha, Antônio Faleiros explica que Nerso será usado "para dar mais alegria". A participação do humorista também é explicada como trunfo para aumentar a audiência dos programas.
"Acrescenta um toque de humor e retrata a realidade", diz Faleiros. Mote em 98, a "panelinha do PMDB" foi o tema abordado pelo humorista no rádio, na semana passada. "O tema continua atual. É só observar quem são os candidatos (do PMDB). A mulher do candidato, o sobrinho e o filho do prefeito de Aparecida de Goiânia. Ela multiplicou, a panelinha chocou vários ovos", ironiza Faleiros.

Republicano intensifica comícios e carreatas e investe em reuniões
Entusiasmado com o crescimento registrado nas últimas pesquisas, Vanderlan Cardoso (PR) vai intensificar carreatas e comícios nos maiores colégios eleitorais e cidades em que ainda não esteve presente, além de investir mais em reuniões com segmentos. A intenção é levar o mote "é diferente" a até 80 cidades nas duas últimas semanas da campanha eleitoral.

O republicano diz que pretende promover carreatas todos os dias. Ele reservou grande parte da agenda para o Nordeste Goiano, região que ainda não visitou durante a campanha, ao Entorno do Distrito Federal e a Goiânia e arredores. Nos dois últimos dias, ele esteve em 17 cidades. "Vamos buscar manter esse ritmo e passar por 80, 100 municípios até o fim da campanha", diz.

Em parte do Entorno, o candidato a vice da chapa, Ernesto Roller (PP), já vem realizando atividades diariamente. Deputado estadual com base em Formosa, Roller teve a companhia da mulher de Vanderlan, Isaura Cardoso, e de candidatos aliados em eventos na cidade e municípios vizinhos.

Vanderlan vai intensificar visitas aos maiores municípios do Entorno- Luziânia, Águas Lindas e Valparaíso. "É uma região em que o número de indecisos ainda é grande e o descrédito do eleitorado em relação aos políticos também", observa o candidato. Como ele ainda é desconhecido por grande parte da população, acredita que a presença frequente na região e o discurso de que os dois adversários já tiveram oportunidade de governar por duas vezes garantirão mais votos.

Vanderlan também vai dar atenção especial a Aparecida de Goiânia, Trindade e Anápolis. As reuniões com lideranças religiosas e empresariais também serão reforçadas. Evangélico, o republicano já tem realizado encontros frequentes com igrejas. Muitas nem chegam a entrar na agenda porque são encaixadas nos compromissos de última hora. As reuniões com empresários também não devem ter muita publicidade, já que a equipe acusa pressão de adversários sobre o segmento.

Propostas

Na televisão e no rádio, o candidato afirma que manterá a linha propositiva. Ele garante que não vai responder a ataques dos adversários, especialmente da campanha tucana, que na sexta-feira já veiculou críticas em pílula (inserção de 30 segundos na televisão) a Vanderlan e ao governador Alcides Rodrigues.

"Não entendo. Se eles dizem estar com grande vantagem, por que estão no ataque? Nós não vamos entrar nisso. Todos os candidatos que partem para o ataque, só têm a perder. É sempre negativo", diz, para completar: "Vamos seguir apresentando propostas porque está dando certo. A população está aprovando nossos programas".

O marqueteiro da campanha republicana, Jorcelino Braga, também garante que a estratégia na televisão não muda. Segundo ele, as pesquisas qualitativas apontam que o candidato está "no caminho certo". "Nossa linha continuará sendo de proposta, de conceito", adianta.

Nos próximos programas haverá destaque para propostas voltadas para as mulheres e para a área de saúde. Já foram feitas gravações suficientes para os quatro últimos programas, mas haverá inclusão de novas cenas. "Pode vir muita surpresa por aí", diz Vanderlan. Nas redes sociais, o candidato também vai intensificar a ideia da "onda da virada", destacando o crescimento em todas as regiões.

Alcides grava fala para programas
O governador Alcides Rodrigues (PP) gravou mensagem para a propaganda eleitoral de Vanderlan Cardoso (PR) na televisão, segundo afirmou o candidato, mas a equipe de marketing ainda não decidiu se a participação do pepista vai ao ar.

Vanderlan disse ter convidado o governador para gravar, mas que levar a mensagem ao programa será uma decisão de marketing. "Vai depender de como será o andamento da campanha nesta reta final", diz.
O republicano afirmou não ter visto ainda a gravação do governador, mas aliados afirmam que Alcides conta que herdou a gestão do Estado com dificuldades financeiras e que teve de trabalhar duramente para equilibrar receita e despesas. Ele afirma ainda que deixará as contas em dia para o sucessor.

Alcides não apareceu em nenhum momento na campanha de Vanderlan na televisão, que começou em 18 de agosto. O republicano nega que tenha intenção de esconder o aliado, alegando que o governador tem participado das carreatas e comícios no interior.

Fonte: O popular

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Para que o seu comentário seja publicado, é obrigatório colocar o seu nome e local de ontem mora(Cidade/Estado/Pais). Postagens anônimas não serão publicadas. Agradecemos a sua participação